Rio Luando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luando
Foz Rio Cuanza
Bacia hidrográfica Bacia do Cuanza
País(es)  Angola
País da
bacia hidrográfica
 Angola

O rio Luando é um curso de água de Angola que faz parte da bacia do Cuanza.[1] Corre no centro de Angola e é um afluente da margem direita do maior rio inteiramente angolano, o Cuanza. O baixo Luando é um rio de grandes planícies alagadiças que formam grandes áreas lagunadas, parte da histórica região da Baixa do Cassange.[2] Tem a sua nascente no município do Moxico na província do Moxico e sua foz no município de Cangandala na província de Malanje.

Um dos grandes afluentes da margem direita do rio Cuanza, o rio Luando foi cartografado pelos expedicionários portugueses Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens em 1878. Eles passaram no trecho próximo da sua foz no rio Cuanza.[3]

Apresenta uma monumental queda de água nas proximidades da vila de Luando, as segundas maiores de Angola,[4] muito semelhante às quedas de Calandula (Duque de Bragança) no rio Lucala.[5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. infIo-angola.ao
  2. Luiz Chinguar. Rio Cuanza, o elo entre o sul e o norte, entre o passado e o futuro. LC. 31 de janeiro de 2016.
  3. Fernando Henrique de Almeida Lima. Dinâmicas do contato: interações, representações e projetos coloniais nos relatos de viagem de Serpa Pinto e de Capelo e Ivens (1876-1886). Niterói: Programa de PósGraduação em História da Universidade Federal Fluminense. 2021.
  4. Quedas do Luando. Medicare Club. 2015.
  5. As inexploradas quedas do Cuemba e do Luando. Jornal de Angola. 18 de outubro de 2019.
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia de Angola, integrado ao projecto Angola, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.